segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Semana de Convivência

Aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 do corrente ano, no Seminário Propedêutico São José, a Semana de Convivência com alguns vocacionados da Diocese de Patos.
Este encontro de convivência deu-se início às 18:00 horas com o jantar e depois das boas vindas, uma conversa com o Bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, seguindo-se a programação proposta.

Foram chamados a participar deste momento dez jovens, de diversas paróquias, sendo eles: José Alex Vilar, Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Desterro-PB; Edney José, Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Patos-PB; Elson Brasil, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Taperoá-PB; Francisco Macena, Paróquia Santa Maria Madalena em Teixeira-PB; Janoel Ramos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Taperoá-PB; Lucas dos Santos, Área Pastoral São José do Bonfim; Manoel, Paróquia São José em São José do Sabugi-PB; Mateus, Paróquia São João Batista em Olho D'água-PB; Renato Morais, Paróquia Santa Luzia em Santa Luzia-PB; e Wallyson Oliveira, Paróquia São Pedro, Patos-PB.

Foram dias de oração, convivência, fraternidade, interação e em especial, de discernimento e acompanhamento vocacional. Encerrou-se com a Santa Missa às 11:30 hrs, com a presença do Reitor do Seminário, Padre Leonardo Henrique, do Vice-reitor Padre Alixandre de Carvalho, do Padre Cláudio Oliveira e do Padre Bento, além dos Seminaristas Edinilson Matias, Genilson Silva e Ronaldo Oliveira; e logo após o almoço.

Agora esses jovens entram em um novo advento, não pela vinda de Cristo, mas sim pelo chamado para ingressar no Seminário São José, para uma experiência única de formação e discernimento.




Texto: Ronaldo Oliveira

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gincana EJC

            
















            A Paróquia de Santo Antônio, Patos-PB, convida a todos e todas que fazem parte da Família EJC para uma Gincana que acontecerá no próximo dia 15 de novembro na quadra do Seminário São José, ao lado da Igreja Matriz.
           O padre Alixandre Soares, pároco da referida paróquia, com muito entusiasmo e alegria motiva e espera a vinda de todos para este momento de descontração, convivência e evangelização.



"Como é lindo ver um elo entre irmão
Unidos, todos, por um só coração
Que marcaram para sempre sua vida.

Estamos juntos na alegria ou na dor
Eternamente encontrando o Senhor
Uma família formada de amigos.

Ser EJC é amar ao outro é compartilhar
É seguir em frente mesmo vacilando,
E buscando a Deus todos os dias.
Ser EJC é viver como um jovem cristão
Perdoando e recebendo perdão
Exaltando a Cristo com a própria vida."


Não Perca! Venha participar conosco.



Atenciosamente EJC Santo Antônio

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Unidos em Oração

"Com esperança e fé em Deus, qualquer cura é possível..."
(Marcos Alves Andrade)


            Desde o último sábado, dia 01 de Novembro do corrente ano, a Diocese de Patos está unida em oração pela recuperação de um de seus filhos, o Padre Cláudio Oliveira, que atualmente exerce seu ministério como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Taperoá-PB. O mesmo se envolveu em um acidente entre as cidades de Maturéia-PB e Imaculada-PB, quando se dirigia para o sepultamento da mãe do Padre Amauri Rodrigues, falecida na última sexta dia 31 de outubro.
            O Padre Cláudio Oliveira se encontra no Hospital de Trauma de Campina Grande, em coma induzido, mas com um quadro estável. Os médicos estão animados e acreditam que o mesmo poderá ter uma recuperação não muito lenta. A partir de agora se espera a reação do paciente para melhor falar da situação dele.
            Parentes, amigos e fiéis fazem correntes de oração e rezam constantemente pela recuperação do padre. Confiantes na misericórdia do Senhor e na materna intercessão da Santa Virgem Maria, mãe dos sacerdotes, todos esperam a volta do padre à sua missão de pastor do rebanho, com seu carinho, simplicidade e alegria.



Texto: Ronaldo Oliveira

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vocação - Seminarista Kleber Lucena

Palavras de um seminarista

Quando falamos sobre vocação, evidentemente, a reflexão implica um sentido mais amplo da palavra, já que a vocação é um chamado que todos nós sentimos; todos nós somos vocacionados dentro de uma realidade concreta, pessoal e comunitária, de acordo com nossas aptidões e inclinações naturais.

Portanto, podemos fazer três perguntas: como se descobre a vocação? Será que tenho vocação? Como pode Deus me chamar se sou apenas criatura? E teremos que responder sempre. Quando Deus chama Ele dá as qualidades necessárias para tudo o que ele nos preparou.

Eu, cada dia vou percebendo que o fato de ser chamado por Deus não tem nenhuma equiparação nesta vida, nem as maiores riquezas, nem os amores humanos mais nobres significam algo ante a possibilidade de sentir o Seu amor infinito a me chamar a todo momento.

Deus é o amor que nos chama!



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Seminário Propedêutico São José

Histórico
     Uma das grandes preocupações e desafios do ministério episcopal do primeiro bispo da nossa Diocese de Patos, Dom Expedito de Oliveira, era formação de presbíteros. Nesse propósito, a criação de uma casa de formação foi um marco referencial nessa caminhada. Essa casa começou em 1978, com quatro jovens seminaristas, funcionando no Centro treinamento Diocesano, instalado no bairro de Santo Antonio, ao lado de sua Igreja Matriz. O acompanhamento desses primeiros Jovens, à época ficou sob a responsabilidade do jovem padre, recém-ordenado, Raimundo Norberto da Silva, seu primeiro reitor.
       No início de 1979, o seminário foi transferido para a comunidade do Jardim Queiroz, onde três seminaristas mais o reitor passaram a residir. Em outubro do mesmo ano, vindo da Diocese de Cajazeiras, o Pe. Gervásio Fernandes Queiroga passou a colaborar com a formação dos seminaristas, mesmo morando no Ginásio Diocesano.
          Partiu do Padre Gervásio a ideia de se instalar o Seminário Diocesano no prédio do Ginásio Diocesano, o que aconteceu a partir de 21 de fevereiro de 1980. Naquele ano a comunidade do Seminário Diocesano era formada pelos seguintes membros: Pe. Gervásio Fernandes, Pe. Raimundo Noberto (formadores), e os seminaristas: Luciano Dias de Morais (3º ano cientifico – Patos), Antonio dos Santos Silva (3º ano cientifico – Patos), João Saturnino de Oliveira (3º ano Científico – Triunfo – PB), José Alexandre da Silva (1º cientifico – Santana dos Garrotes), Severino Ramos Leite (1º cientifico – Juru – PB) Eduardo Lucena de Araújo (1º cientifico – Patos), Silvio Nunes Faustino Filho (2º ano cientifico – Teixeira – PB), Francisco Elói de Medeiros Neto (1º ano cientifico – São Mamede – PB).
          O Seminário funcionou no prédio do Ginásio Diocesano até o ano de 1988 e em 1989 foi inaugurada a atual sede, que está localizada entre a Igreja Matriz de Santo Antonio e o Centro de Treinamento de Lideranças da Diocese, no bairro de Santo Antonio, em Patos – PB.
        Foram reitores do Seminário Diocesano de Patos, nos seguintes períodos: Pe. Raimundo Noberto(1978/1988.1); Pe. Silvio Nunes Faustino (1988.2); Pe. João Saturnino (1989); Pe. Expedito Caetano da Silva(1990/1991); Pe. Elias Ramalho Gomes (1992 a março de 2001); Paulo Jackson Nóbrega de Sousa (abril de 2001 a 2006); Francisco Almeida de Lucena (2007-2011) e Pe. Leonardo Henrique (2011 até o presente momento).
          É importante destacar, no histórico do seminário, a forte presença de pessoas que sempre contribuíram para a manutenção dos seminaristas, de modo especial o grupo do PRÓ – SEM, idealizado por Dom Geraldo e que ainda hoje contribui mensalmente.
http://www.diocesedepatospb.org.br/propedeutico/

Atualmente, o seminário São José possui nove seminarista. Sendo eles:
1° Ano:
Bruno Rodrigues
Genilson Silva
Henrique Farias
José Sebastião Júnior


Geraldo Costa





























2° Ano:
Denis Marques
Edinilson Matias
Kleber Dias 
Ronaldo Oliveira

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Setembro - Mês da Bíblia


          Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus é o tema proposto para o Mês da Bíblia de 2014, partindo das prioridades do Projeto de Evangelização “O Brasil na missão continental” e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
       O lema é “Ide, fazei discípulos e ensinai” (cf. Mt 28,19-20). Ele foi indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica.

       Procuremos manter um contato direto com a Palavra de Deus e nos deixemos guiar por Seu Divino Ensinamento, colocando em prática Sua vontade. Que as Sagradas Escrituras sejam luz para o nosso caminho, alimento para alma e alegria ao coração. Que o Senhor nos conceda sabedoria para vivermos "A Alegria do Evangelho", como nos diz o Papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica em seu pontificado.



Graça e Paz!



Atribuições: Ronaldo Oliveira (@ro_naldoliveira)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Programação Oficial da visita do Papa a Redipuglia

O Sacrário Militar de Redipuglia.
















Cidade do Vaticano (RV) – A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o programa oficial da visita do Papa Francisco a Redipuglia, Província de Gorizia, Itália, a ser realizada em 13 de setembro próximo, por ocasião do centenário do início da Primeira Guerra Mundial.
O Papa sairá do Vaticano, de automóvel, às 7h30min, dirigindo-se ao Aeroporto Ciampino. Às 8 horas parte para o Aeroporto de Ronchi dos Legionários, onde deve aterrissar 50 minutos após.
Às 9h15min, o Pontífice irá ao Cemitério austro-húngaro Fogliano, de Redipuglia, onde se deterá diante do monumento central para uma oração e uma homenagem com flores. Após, às 10 horas, presidirá celebração eucarística no Sacrário Militar de Redipuglia. Ao final, será feita uma oração pelas vítimas de todas as guerras.
Francisco entregará aos Ordinários Militares e aos bispos presentes uma lâmpada que será acesa nas respectivas dioceses durante as celebrações alusivas à Primeira Guerra Mundial. Às 12 horas retorna para Roma, devendo chegar ao Aeroporto de Ciampino às 12h50min, transferindo-se, então, ao Vaticano.



Papa Francisco


Texto proveniente da página da Rádio Vaticano.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Entrevistando Drª Alba Camboim



Entrevistando a Psicóloga Alba Camboim sobre a importância do autoconhecimento no decorrer do discernimento da vocação.


Encontro Vocacional Diocesano 2014

"Ide e anunciai" (cf. Mt 11, 4b)


Momento de encontro, de formação e de aprofundamento no que diz respeito a vocação.







Nos Bastidores do Encontro... Seminaristas: Kleber Dias, Geraldo Costa e Genilson Silva; cozinheiras: Dona Lúcia e Dona Lauri.



Entrevistando o Pe. Alixandre


O Seminarista Kleber Dias entrevista o Pe. Alixandre, vice-reitor do Seminário São José. O mesmo fala um pouco sobre a importância do mês vocacional para Igreja e sobre a expectativa geral em relação ao Encontro Vocacional Diocesano que aconteceu nos últimos dias 22, 23 e 24 de agosto do corrente ano.



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Agosto - Mês Vocacional



Palavra do Pe. Leonardo Henrique, reitor do Seminário São José, sobre o mês vocacional.


Jovens, por acaso vocês já pensaram sobre isto? Vocação?



"Vocação é um termo derivado do verbo no latim 'vocare' que significa 'chamar'. A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo.

O sentido original expressa um chamado espiritual para que as pessoas sigam uma religião ou uma missão divina destinada a alguns cristãos para exercerem o sacerdócio. A vocação sacerdotal é vista como um chamado de Deus por aqueles que se sentem inclinados a exercerem o ministério paroquial."

Vocação sem sombra de dúvida é "um desafio de amor", é abraçar o chamado de Deus. Todos somos chamados, mas nem todos conseguem ouvir a voz do Senhor, devido a quantidade de vozes que nos rodeiam. Se nosso coração se inquieta com um anseio ao serviço, a missão, devemos então procurar entender melhor sobre isto, discernir este chamado, esta vocação.


Faça essa experiência! Viva sua vocação!





Contribuição: Sem. Ronaldo Oliveira